terça-feira, 24 de janeiro de 2012

VLAN Tagged e Untagged em Switchs 3COM/HP


VLAN - Trunk utilizando 802.1q (dot1q)

A utilização de VLAN (Virtual Local Area Network) permite que uma rede física seja dividida em várias redes lógicas dentro de um Switch. A partir da utilização de VLANs, uma estação não é capaz de comunicar-se com estações que não são pertencentes a mesma VLAN (para isto, é necessário a utilização de uma sub-rede por VLAN e que o tráfego passe primeiro por um roteador para chegar a outra rede [ ou utilizando um Switch Multicamada para efetuar o Roteamento]).

Se não utilizássemos uma interface como Trunk e precisássemos passar o tráfego da VLAN para o outro Switch, seria necessário a passagem de um cabo de cada VLAN para o outro dispositivo, como no exemplo abaixo.


Como a maioria dos Switches possui entre 24 e 48 portas a solução ficaria inviável , inutilizando a maioria das portas para conexões entre os dispositivos.

O protocolo IEEE 802.1q permite utilizarmos apenas um cabo na comunicação entre os Switches, marcando cada Frame (quadro) com o ID de cada VLAN.


A marcação efetuada (chamada de TAG) adiciona aos quadros Ethernet  4 bytes no frame original e calculam um novo valor de checagem de erro para o campo FCS.


Dos valores contidos dentro do campo TAG o numero da VLAN é adicionado ao campo VLAN id permitindo a identificação da VLAN entre os Switches.

Uma observação relevante é a utilização do campo Priority (também dentro da TAG) para função de QoS em camada 2 para Ethernet, chamado de 802.1p ou CoS (Class of Services), permitindo a diferenciação de classes de serviços por Switches sem a necessidade de leitura do campo IP.


Já a comunicação entre computadores no mesmo Switch que pertencem a mesma VLAN não são "tagueadas” (untagged). Muitas placas de rede para PC's e impressoras não são compativéis com o protocolo 802.1Q e ao receberem um frame tagged, não compreenderão o TAG de VLAN e descartarão a informação.
Os Switches que recebem na sua interface Trunk um frame com TAG, irão remover o campo e entregar o quadro ao destino sem a marcação.

A regra é bem simples para a maioria dos casos (salvo exceções):

  • Para comunicação entre Switches, configure as interfaces como Trunk ( Tagged)
  • Para comunicação entre Switches e hosts, servidores, impressoras; configure as interfaces como Access (untagged) com o ID da VLAN

Configuração

Para a maioria dos Switches H3C/3Com configure as portas como trunk da seguinte maneira:

interface GigabitEthernet 1/0/x
! acesso a interface GigabitEthernet
port link-type trunk
! configuração da interface como trunk (frames encaminhados como tagged)
port trunk permit vlan all
! configuração da porta permitindo todas as VLANs no trunk

Porta de acesso

interface GigabitEthernet 1/0/x
! acesso a interface GigabitEthernet
port link-type access
! configuração da interface como acesso (frames encaminhados como untagged)
port access vlan 2
! configuração da porta na vlan 2

Para retornar a porta de alguma VLAN para a VLAN 1, digite o comandoundo port access vlan dentro da interface física.

Obs: Por default os frames da VLAN 1 não são encaminhados com TAG dentro do Trunk.
fonte: http://comutadores.blogspot.com/2010/10/vlan-trunk-utilizando-8021q-dot1q.html

16 comentários:

  1. Parabéns pelo seu Blog! Muito preciso nas explicações. Bastante clareza nas definições. Sem rodeios! Obrigado pela contribuição!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, esclareceu facilmente algumas duvidas que eu tinha.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilha seu conhecimento :D solucionou todas minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela explicação solucionou minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  6. Muito esclarecedor. Sem rodeios mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Excelente informação que foi passada com bastante clareza e harmonia da palavras como um todo até um leigo pudesse entender

    ResponderExcluir
  8. Não sei se é o local, mas alguém sabe me dizer se eu colocar um access point unifi na porta com vlan ele pode ter acesso tanto a rede lan quanto a WAN. Exemplo. tenho um access point unifi e vou colocar uma rede para visitantes e uma administrativa, ele publicara as duas redes?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Explicação muito boa mas tem uns detalhes de tradução que ainda atrapalham um leigo tipo: assim com traduziu o "frame" para quadro poderia ter traduzido "tag" para etiqueta, "switch" por comutador, "default" por padrão e por aí vai.. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  11. Meu jovem, e quando nao temos a CLI, no caso dos switch HP da nova serie 1900 o 1920S por exemplo, como configurar o trunk?

    ResponderExcluir